quinta-feira, 26 de fevereiro de 2015

Filosofia Antiga

Como surge a filosofia? 

A filosofia surge por assim dizer no século VI a. C na Grécia antiga no período helenístico, entretanto o termo filosofia ainda não é usado, o mesmo só será criado por volta do ano 570 a.C por Pitágoras que faz a junção de duas palavras gregas Philo (amor ou amizade) e Sophia (sabedoria) assim philo+sophia = philisophia ( filosofia, amor a sabedoria).
A cultura grega possibilita o nascimento da filosofia graças a língua comum, as formas de organização política e as crenças religiosas semelhantes (pensamento mítico). A pólis surge aqui como um fato importante que contribuirá para a filosofia nascer, pois a Grécia antiga  é marcada por várias aldeias e a polis passa a ser o lugar comum onde todos se encontram e com o surgimento da moeda as pessoas passam a frequentar mais a pólis e isso leva a união que acaba por dissolver as antigas linhagens tribais. A ágora (assembleia) passa a ser o lugar mais importante da pólis, pois é la´que acontece as transações comerciais bem como as discussões sobre a vida da cidade.
Nas cidades gregas só quem pode tomar parte nas discussões ma ágora é o cidadão grego exceto as mulheres, crianças, escravos e estrangeiros.
A supremacia, ou seja, aquele que tem o poder de decidir sobre assuntos públicos passa a ser aquele que sabe falar, o logos (palavra) passa a ser importante, na polis com os cidadãos em pé de igualdade vence quem sabe convencer. É preciso valer-se exclusivamente do raciocínio e da correta exposição de ideias. 
O sophos (sábio) é o filósofo é ele que busca a explicação de tudo e o que o leva a dúvida e o faz filosofar é o espanto.

  

Nenhum comentário:

Postar um comentário